Portugues Spaniol English
voltar para o site

Home

41

Dicas para instalar barras de apoio no banheiro

Dicas para instalar barras de apoio no banheiro

Ao instalar barras de apoio para portadores de necessidades especiais no banheiro, é preciso seguir a norma técnica NBR 9050, da ABNT. Uma das extremidades da barra lateral, por exemplo, deve ficar a 30 cm da parede de fundo, e a outra extremidade a pelo menos 50 cm da parte frontal da bacia sanitária. Já a extremidade da barra de fundo deve ficar pelo menos 30 cm do centro da bacia, para o lado da parede onde ficará a barra lateral. As barras devem ficar a 75 cm de altura do piso, o que pode ser marcado com uma trena.


 


Determinada a altura, marque a posição dos furos onde as baras ficarão fixadas e use uma furadeira com broca de metal de 10 mm para fazer os furos. Em seguida, coloque as buchas de plástico nos furos, posicionando a barra e os parafusos de fixação. Aperte os parafusos com uma chave estrela, deslizando as canoplas de acabamento até encostá-las na parede. Terminado o serviço, apoie-se nas barras, para testar a resistência delas.

 

 

Comentários

  • 16/11/16
    luiz josé berretta

    Boa noite. Minha mãe é idosa, anda com muletas, 1,50m de altura. No box coloco a barra a 0,75m? Não ficaria muito baixa? E na saida do box, também com 0,75m de altura do chão. Espessura tem importância? Encontrei mais finas e mais grossas. Ou é so uma questão de estética? Grato.

    Luiz, a altura padrão é essa, mas pode-se adequar de acordo com a altura da pessoa que irá precisar usar as barras. A expessura muito fina não é a mais ideal, o ideal é que ela seja de expessura média. O importante é manter o padrão em todas elas.

  • 26/10/16
    joao modesto de barros

    gostaria de saber onde comprar mais barato., sou do RS Obrigado João

    Olá João, você encontra esse produto aqui: https://www.casamaisprat-k.com/categoria-barras-de-apoio

  • 24/10/16
    Helena

    Gostaria de saber qual barra eh melhor. A de aluminio ou inox?

    Olá Helena, você encontra esse produto na loja virtual no modelo cromado: https://www.casamaisprat-k.com/categoria-barras-de-apoio

  • 20/10/16
    Aristides Ramos Filho

    Boa tarde. No banheiro da minha casa, o vaso sanitário fica ao lado do bidê. Recebi orientação no sentido de colocar uma barra de 060,cm ao lado do vaso e uma de 0,80 atras desse vaso para a transferência entre um e outro. Minhas dúvidas: a barra ao lado do vaso deve ficar em que posição em relação ao mesmo? centralizado ou mais à frente do vaso? E o de transferência, centralizado em relação ao vaso/bidê ou com algum direcionamento mais próximo do vaso ou do bidê?

    Aristides, o ideal é sempre seguir as normas da ABNT conforme citado no texto. Você encontra as normas completas aqui: http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/sites/default/files/arquivos/%5Bfield_generico_imagens-filefield-description%5D_24.pdf

  • 17/09/16
    Bia

    Pelo que pesquisei em outro site, quando é para por barra em box ,mas que NÂO vai se usar o banco p tomar banho , o ideal é 0,90 cm de altura do piso. Espero ter ajudado.

    Obrigado pela contribuição Bia.

  • 05/08/16
    Paula

    Sobre as barras ao lado do vaso sanitário, elas devem ser grudadas no chão, uma de cada lado do vaso correto?

    Paula, por favor, siga as orientação da ABNT: http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/sites/default/files/arquivos/%5Bfield_generico_imagens-filefield-description%5D_24.pdf

  • 05/08/16
    Paula

    Gostaria de saber se é necessário mais dua uma barra dentro do box, pois o banheiro de minha mãe é antigo e tem um batente alto para entrar no box, ou seja ela precisa se segurar logo na entrada. Aguardo resposta.Grata.

    Paula, por favor, siga as orientação da ABNT: http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/sites/default/files/arquivos/%5Bfield_generico_imagens-filefield-description%5D_24.pdf

  • 14/07/16
    Jackson

    A distância da parede até a barra e qual estou com duvida

    Jackson, o ideal é sempre seguir as normas da ABNT conforme citado no texto. Você encontra as normas completas aqui: http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/sites/default/files/arquivos/%5Bfield_generico_imagens-filefield-description%5D_24.pdf

  • 14/07/16
    Ricardo

    Já sei que se recomenda a barra na altura de 75 cm do piso.E a distância da parede em que fica o chuveiro?

    Ricardo, o ideal é sempre seguir as normas da ABNT conforme citado no texto. Você encontra as normas completas aqui: http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/sites/default/files/arquivos/%5Bfield_generico_imagens-filefield-description%5D_24.pdf

  • 11/06/16
    Andrea Torres

    Qual a espessura da barra de apoio para banheiro? Encontrei duas e dizendo que são aprovadas pela ABNT

    Andrea, você encontra as normas completas aqui: http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/sites/default/files/arquivos/%5Bfield_generico_imagens-filefield-description%5D_24.pdf

  • 11/06/16
    Andrea Torres

    Gostaria de saber qual o diâmetro da barra, porque vi duas espessuras de barra.

    Andrea, você encontra as normas completas aqui: http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/sites/default/files/arquivos/%5Bfield_generico_imagens-filefield-description%5D_24.pdf

  • 29/04/16
    Luiza

    Achei muito pequena a distância de 75 cm do chão até a barra no box. Ficou muito baixa. Será que essa distância não é apenas para cadeirantes e maior para idosos? Não encontrei essa diferença na norma.

    Olá Luiza, a norma foi feita para se adequar para todos os tipos de pessoas, independente da sua altura ou peso. Mas de para sua residência de adaptar melhor uma outra altura, podes avaliar na hora da instalação.

  • 22/03/16
    NORMA LUCIA MALACO MOREIRA.

    Boa noite. Por favor , qual o melhor e mais seguro e mais resistente material para barra de segurança no box, para idosos: aço inox ou alumínio? Obrigada.

    Norma, geralmente o alumínio é mais caro do que o aço inox, e ambos garantem a segurança que você precisa, só deves observar a qualidade e a procedência do produto.

  • 22/02/16
    Rosiani

    Boa Tarde !Somos da empresa Sempre Inox trabalhamos com aço e inox e gostaria de postar um artigo em seu blog,sobre as barras de apoio. Este de já agradecemos sua atenção.Att:Rosiani

    Olá Rosiani, por favor, nos contate por aqui: http://www.famastilferramentas.com/fale-conosco que iremos verificar para postar seu texto.

  • 12/02/16
    Pedro

    boa tarde. além do descritivo, uma ilustração ajudaria bastante.

    Olá Pedro, obrigado pela dica, como essa postagem está repercutindo bastante, estamos pensando em fazer uma nova com outras dicas.

  • 01/02/16
    ANA

    GOSTARIA DE SABER SE EXISTE ALGUMA EMPRESA QUE INSTALE ESTAS BARRAS DE APOIO, E QUE ESTÃO CIENTES DAS NORMAS

    Ana, qual a cidade e estado que você mora?

  • 30/11/15
    Luiz Carlos Dantonino

    Vou colocar alças de apoio para idosos no box do banheiro. As dimensões dele são: 1,42 m x 1,00 m. Adquiri duas alças de 0,40 m e uma de 0,60 m. Penso colocar uma em cada parede de um metro e a maior na de 1,42 m. Estaria correto? a outra parte do box é de vidro temperado com porta de correr, na qual abre apenas um lado.

    Luiz, o ideal é sempre seguir o padrão da ABNT, você pode pegar o link no texto.

  • 20/09/15
    André

    Gostaria de saber qual deve ser a distância em relação à parede do chuveiro devo adotar ao instalar uma barra horizontal num box. A NR 9050 deixa claro que a distância em relação ao chão é 0,75 m, mas esta outra não fica clara.

    André, realmente tem algumas medidas que não ficam claras. Neste caso, o melhor a fazer é verificar no local a medida com o próprio corpo, o que se ajusta melhor, levando em consideração a pessoa que mais vai utilizar a barra.

  • 28/08/15
    Ledy

    Gostaria de saber se a papeleira pode ficar à baixo da barra e quantos cm.

    Ledy, o ideal é sempre deixar as barras livres, mas se o problema é espaço, pode ser feito sim. Deves verificar se não vai ficar muito baixo, pois a barra deve ser instalada em uma altura específica conforme a ABNT.

  • 27/07/15
    Mari Mieco

    Boa Tarde, Preciso providenciar adaptações no meu banheiro, para paciente que sofrerá uma cirurgia delicada, além da quimio e radioterapia após. O meu banheiro não é muito grande, com medidas de 2,25x1,40 no total. O box de CxL de 1,35 x0,76 com a ducha na parte do fundo, com 1 porta de correr prá entrada do box. Pensei em colocar uma barra em L, mais pro fundo, na parede lateral, e outra barra reta/horizontal de 60 cm na mesma parede, mais próxima à saída do box. Seria correto essas colocações? Não prejudicaria o uso da cadeira de banho? Fico no aguardo. Atenciosamente, Mari Mieco.

    Mari, a princípio não prejudicaria, pois as barras tem uma distância da parede que não deve influenciar. Mas o ideal é sempre seguir as normas da ABNT conforme citado no texto. Você encontra as normas completas aqui: http://www.pessoacomdeficiencia.gov

  • 08/07/15
    DILCEA WASEN

    Boa tarde. O normal a barra de apoio é colocada a 0,75 cm acima do piso,só que minha mãe é alta (1.68) e eu achei a medida muito baixa. Ela ainda anda. o que devo fazer. As barras são uma proteção só para entrar no banheiro. Obrigada

    Dilcea, neste caso você pode instalar eles com mais altura, já que a usuária será sua mãe. A recomendação da ABNT é um padrão que geralmente é usado em locais públicos e para todas as pessoas.

  • 17/06/15
    Daniel Alves

    Gostaria de saber o local ideal para instalação de barras de proteção no box: se na parede do chuveiro, na parede em frente ou na do fundo e a quantidade ideal de barras.

    Daniel, o ideal é sempre seguir as normas da ABNT conforme citado no texto. Você encontra as normas completas aqui: http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/sites/default/files/arquivos/%5Bfield_generico_imagens-filefield-description%5D_24.pdf

  • 16/04/15
    Dora

    gostaria de saber qual o tamanho da barra de paio correta, se é 0,80 cm ou se posso usar de 0,30 ou de 0,40cm.

    Dora, não entendi o que quiz dizer com barra de paio. O ideal é sempre seguir as normas da ABNT conforme citado no texto. Você encontra as normas completas aqui: http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/sites/default/files/arquivos/%5Bfield_generico_

  • 31/05/13
    DENISE

    No caso de paciente com AVC, as barras de apoio devem respeitar, também ,a altura de 75 cm do chão.

    Denise, essa medida é padrão. Não temos conhecimento se existe algo específico para pessoas com AVC. Indicamos usar essa mesmo.

  • 08/05/13
    Gilce

    Olá, dei uma olhada nas normas da ABTN, mas não ficou claro quanto as barras de apoio do chuveiro. Lá diz que a distância é de 0,75 cm do piso, mas isto qdo tem aquele banco, no caso da minha Mãe ela é idosa, mas ainda anda. As barras do chuveiro seria só p/ uma proteção, então gostaria de saber se a altura seria a mesma 0,75 cm do piso? Grata.

    Isso mesmo Gilce, a altura ideal é 0,75cm.

  • 23/04/13
    Luciano

    Olá, estou fazendo uma reforma no apartamento e gostaria de colocar barras de apoio tanto no chuveiro, quanto ao lado do vaso, pois irá morar uma idosa. No box do chuveiro, existe um blindex com abertura interna, 0,85m². fui numa loja e vi barra horizontal de 20, 40, 60cm. Considerando a distância do lado de 85cm, devo colocar uma barra de 40cm ou 60 cm centralizada, de acordo com a norma, 0,75m do piso? E, ao lado do vaso, é recomendado colocar aquela barra horizontam com continuação inclinada?

    Luciano, quanto maior a barra melhor, se couber a de 60cm coloca essa, mas leve em conta que ela também não pode tirar muito o espaço da peça, ficando confortável para a idosa. A altura é essa mesmo.

  • 12/04/13
    Gostaria de saber a metragem ideal das barras de apoio para casa de idoso nos corretores e bahaeiro

    Como faço para saber a metragem das barras de apoio nos corredores e banheiro.

    Você pode verificar conforme o seu caso nas normas da ABNT citadas no texto.

  • 18/03/13
    Ivanyr

    gostei de tudo, é bem explicativo facil de entender

  • 27/02/13
    Karina

    Gostaria de saber a altura ideal para instalação de barra no box do banheiro para idosos.

    Karina, como descrito no texto a altura ideal é 75cm do chão.

  • 23/02/13
    simone

    gostaria de saber se estes assentos q coloca no banho encaixado na parede é seguro?

    Simone, essa dúvida você pode tirar na hora de comprar o produto. Mas uma dica é verificar se eles tem algum selo de garantia, como do Inmetro.

  • 06/02/13
    Meg

    Gostaria de instalar barra de apoio ao lado do vaso sanitário. O mais correto é adquirir uma barra longa em que o idoso possa apoiar o ante-braço ou bastaria uma barra de 40cm? Há alguma orientação quanto à altura em que a mesma deverá ser posicionada? Obrigada.

    Meg, quanto maior a barra melhor, só tem que cuidar para ela não atrapalhar. Sobre a altura você pode consultar na ABNT, o link consta na postagem.

  • 31/01/13
    Rogerio Itiro

    Vc vai usar no fds!

  • 30/01/13
    maria

    as barras lateral e dos fundos podem ficar numa distancia do chão diferentes (bacia com caixa acoplada a mais de 0,75 m) ou o ideal é que elas estejam a mesma distancia do chão?

    Maria, o ideal é seguir as normas da ABNT, neste caso deixando ambos na mesma altura.

  • 24/01/13
    Maria de Fátima

    Gostaria de saber se é obrigatorio o a instalação de barras em todos os banheiros de uso publico e privado?

    Maria, o ideal é sempre ter um banheiro com as barras para facilitar o uso por idosos e deficientes.

  • 18/01/13
    Saul Antunes Neto

    a Barra ao lado do vaso sanitário deve ser posicionada em que posição: Na horizontal; Vertical ou com uma leve inclinação? a que altura devo posicionar esta barra? ela deve ficar exatamente ao lado do vaso sanitário ou um pouco a frente do vaso?

    Saul, essas informações você vai encontrar na norma técnica NBR 9050, da ABNT. Que você encontra no link: http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/sites/default/files/arquivos/%5Bfield_generico_imagens-filefield-description%5D_24.pdf

  • 17/01/13
    Erica

    Ola, gostaria de saber se tem barras de apoio da famastil,se não qual marca/ loja voces recomendariam

    Erica, não temos esse produto em nosso mix. Mas você deve encontrar em home centers nos departamentos de acabamento.

  • 14/01/13
    Lia

    No box do chuveiro, de idosos devo colocar uma barra horizontal a 75 cm do piso, é isso?

    Isso mesmo Lia.

  • 11/12/12
    Geraldo

    Gostaria de saber sobre a posição mais correta da instalação da barra de apoio/segurança no chuveiro, se na posição horizontal ou com pequena inclinação. Obrigado pela atenção Geraldo

    Geraldo,

    O ideal é na horizontal, pois se houver inclinação corre-se o risco de de escorregar a mão e causar um acidente.

  • 01/10/12
    joao r novaes

    gostaria de mais eformacões. de instalacao e as barras

    Joao,

    Que informações você precisa? Pode nos passar a sua dificuldade que pesquisamos a solução.

  • 03/07/12
    SAMUEL

    Ola, gostaria de saber qual norma a seguir para instalar barra de apoio de banheiro para pessoas idosas.. qual a altura ideal?

    Samuel,

    De acordo com as normas da ABNT a altura ideal é de 75cm contando do piso até a barra.

    Att

    Famastil

  • 24/05/12
    WANDERLEY PAIXÃO

    GOSTARIA DE SABER SE TEM BARRAS PARA BANHEIRO COM MATERIAL MAIS BARATO E RESISTENTE.

    Wanderley,

    Isso vai depender do fornecedor, mas independente da qualidade, sempre devem ter a segurança adequada de acordo com as normas da ABNT.

    Att,

    Famastil

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados




Televendas 0800 701 1184

Blog

estação  botas  monocomando  alicate de pressão  solo  persianas verticais  lima  customizando  lajes  pressão  paredes  fissuras 

Uma das principais produtoras de ferramentas de alta performance, a gaúcha Famastil, carrega uma história de mais de 50 anos de empreendedorismo e conquistas. Uma das mais importantes e atuantes empresas do setor oferece ao mercado produtos diversificados em linhas mecânica, construção civil, jardinagem, irrigação e utilidades. Além de distribuir sua linha de produtos no mercado interno, atingindo milhares de pontos de venda, a Famastil exporta para os cinco continentes, oferecendo sua qualidade para grandes redes de varejo do mundo todo. Atualmente, é a segunda marca de ferramentas manuais mais lembrada no Brasil e a melhor fornecedora dentro do ponto de venda, segundo pesquisa Anamaco/Ibope.

ok
 
Famastil

Famastil



 
Segunda a Quinta - 7h as 17h
Sexta- 7h as 16h